terça-feira, 21 de setembro de 2010

Santos-2010 repete Corinthians-2009, mas tenta superar crise e 2º semestre apagado

Primeiro semestre perfeito, dois títulos conquistados, ‘mini-desmanche’ e excesso de lesões na segunda parte da temporada...a julgar pelos fatos, o Santos em 2010 repetiu o desempenho do Corinthians em 2009. Mas o time da Baixada Santista tenta superar uma crise interna para mudar o final deste roteiro e conquistar a tão sonhada tríplice coroa nacional.

MOMENTOS DISTINTOS NA TEMPORADA?

  • Santos F.C (Divulgação) Santos de 2010 sofre com crise entre Neymar e Dorival Júnior e saída dos astros e lesão de Ganso
  • André Vicente/Folhapress Corinthians de 2009 caiu muito de rendimento no 2º semestre com saídas de André Santos e Cristian
"O ano vivido pelo Corinthians já nos deixou diversos ensinamentos. A comissão técnica vai pensando à frente, mas os jogadores precisam estar focados na conquista do título Brasileiro" disse Dorival Júnior recentemente, antes mesmo de imaginar que as situações ficariam cada vez mais parecidas.

Após a conquista da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista deste ano com um quarteto ofensivo que encantou o Brasil, o Santos perdeu três importantes peças para o exterior (o atacante André e o meia Wesley pediram para serem negociados, enquanto o contrato do atacante Robinho foi expirado e ele se transferiu para o Milan).

A diretoria recusou propostas vantajosas de clubes importantes no cenário mundial (Lyon e Chelsea) pela dupla Neymar e Ganso, mas teve os planos prejudicados pela inesperada lesão do camisa 10 santista que o tirou dos gramados até o ano que vem.

Para piorar, o Santos vive uma crise pelo episódio de insubordinação da sua maior estrela no momento contra o técnico Dorival Júnior. Neymar proferiu palavrões ao treinador durante o jogo contra o Atlético-GO e foi afastado da partida contra o Guarani. Por conta disso, sua presença no clássico contra o Corinthians ainda é incerta.

Todos os motivos ilustrados nos parágrafos acima ilustram uma situação incômoda para a nova geração dos Meninos da Vila: Neymar e cia fazem um segundo semestre apagado que deixa a equipe um pouco longe dos líderes do Brasileirão (Santos está 9 pontos atrás do líder Corinthians).

O Corinthians de 2009 tem várias semelhanças: venceu com brilhantismo o Paulistão e a Copa do Brasil liderado pelo desempenho acima da média de Ronaldo, mas no segundo semestre perdeu três jogadores muito importantes no esquema tático do técnico Mano Menezes para o exterior (o lateral-esquerdo André Santos, o volante Cristian e o meia Douglas) e sofreu com o longo período de lesões do Fenômeno.

As coincidências acontecem até no número de pontos obtidos pelas duas equipes no Campeonato Brasileiro. Após a vitória contra o Santos por 2 a 1 em 2009, o Corinthians passou para o quinto lugar com 36 pontos em 23 jogos. O time da Vila Belmiro atualmente está em sexto, com 34 pontos em 22 partidas.

Quando não teve mais chances matemáticas de título, o Corinthians de 2009 abandonou o Brasileirão e passou a focar o ano do centenário. Por isso, terminou em décimo com 52 pontos. Será que o Santos conseguirá reescrever a história?

FONTE:UOL Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ronadinho gaucho joga bonito

Ronadinho humilha Robinho